Dona de uma beleza natural estonteante, a Madeira merece ser visitada para além dos domínios da sua capital. O visitante mais curioso vai com certeza querer fazer-se à estrada para conhecer as riquezas da ilha. Na zona oriental da ilha, no Porto Moniz, residem algumas das maiores atrações turísticas da Madeira: as suas piscinas naturais, compostas por rochas vulcânicas.
Ainda no litoral norte, a freguesia do Seixal é também conhecida pelas suas piscinas naturais, vulcânicas e de água cristalina, mas também pelas suas praias com a água no mesmo tom convidativo, ou ainda pelas suas variadas cascatas. Em São Vicente, os pontos obrigatórios são as Grutas e o Centro de Vulcanismo, e em Santana, avistam-se as famosas casas com teto de colmo.
No litoral sul, no concelho da Calheta, não se deve perder uma visita ao Centro das Artes – Casa das Mudas, enquanto na Ponta do Sol, como o nome faz adivinhar, as atrações são as praias.
Ao longo da costa, até chegar ao Funchal, passa-se por Câmara de Lobos, com o impressionante Cabo Girão e, já para o interior, o incontornável Curral das Freiras. Daqui partem algumas interessantes levadas, os caminhos pedonais que permitem conhecer o interior da Floresta Laurissilva, classificada como Património Natural da Humanidade pela UNESCO.